A morte das velas do recôncavo

1976 / 23 min / Colorido / 16 mm ampliado para 35mm
dirigido por: Guido Araújo

Sinopse

  • O desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos, que durante séculos constituiu destacado componente plástico ou estético do paisagismo baiano, além de desempenhar uma importante função econômica, trazendo das ilhas e cidades do recôncavo o peixe, as frutas e verduras necessários ao abastecimento das feiras da capital.

Info

  • Realização da Embrafilme pelo Plano de Ação Cultural do Ministério da Educação Cultura. Este filme é dedicado à memória de Sóstrates Gentil.

    Em 1971, num depoimento para o crítico Alex Viany sobre os 19 filmes da série A Condição Brasileira, sobre a região Nordeste, Thomaz Farkas diz que no cinema documentário prefere aqueles filmes em que “as coisas são ditas não pelas pessoas entrevistadas mas pela construção dramática do filme”. Diz que gostaria de “embarcar no visual e no sonoro dramático, na conquista do tema pela sua natureza e essência e não pelo que se fala dele. A diferença é sutil mas básica e leva de novo o espectador a vibrar com a dramaticidade do filme do ponto de vista fílmico e não do falado”. Como fotógrafo e produtor (De raízes & rezas, de Sergio Muniz; A morte das velas no recôncavo e Feira da banana, ambos de Guido Araújo; e Trio elétrico, de Miguel Rio Branco) ou como produtor (Ensaio, de Roberto Duarte) Farkas procurou estimular a livre invenção de diferentes modos de realizar filmes documentário em que a construção dramática revela para o espectador algo além do que dizem os entrevistados.

    Músicas:
    – ‘Calabar, o Elogia da Traição’ de Chico Buarque e Ruy Guerra
    – ‘Suite Nó Górdio’ de Henry Purcell
    – ‘Afrescos de Piero della Francesca’ de Bohuslav Martinú
    – ‘Fantasia Concertante para Orquestra e Violoncelos’ de Villa Lobos
    – ‘Prelúdio e Fugas para Cravo Bem Temperado’ de J. S. Bach

Telecine

  • tamanho original do arquivo: 8.29 GB
  • bit rate: 51.54 Mbps
  • imagem: Apple ProRes 422 HQ, 720 × 486, 23.976 fps, 50.32 Mbps
  • som: 24-bit Integer stereo, 48 kHz, 2.30 Mbps

Equipe

  • argumento, roteiro e direção: Guido Araújo
    fotografia: Thomaz Farkas
    assistentes: João Farkas e Eugênio Gusmão
    montagem: Peter Pryzgodda
    som direto: Timo Andrade
    letreiros: Chico Liberato
    produção executiva: Gloria Varela e Eduardo Tadeu
    poema: Carlos Sampaio
    narração: Chico Drummond