Fotografias apresentam Hermeto Paschoal em meio aos instrumentos que toca no estúdio em sua casa. Os ensaios onde os sons são descobertos e o improviso dá o tom. Depoimentos de Hermeto sobre a construção autodidata de seu conhecimento teórico sobre música e sua posição política sobre o mercado. Os músicos que integram a sua banda falam sobre o processo conjunto de criação e a admiração que sentem pelo multiinstrumentalista. A criação de Hermeto a partir do sons das abelhas e junto aos sapos. A utilização de objetos inusitados feitos de ferro e o uso do próprio corpo para a geração de novos sons.
Hermeto Pascoal; Profissão: músico; Nascido em 1936; Lagoa da Canoa; Arapiraca – AL; Mora no Jabour, logo adiante de Bangu, Rio de Janeiro, Subúrbio.
Thomaz Farkas disse certa vez que “o filme documentário, porque é uma interpretação e não simplesmente uma descrição do real, pode representar um papel importante no processo cultural. No Brasil, ele adquire um significado mais amplo ainda quando se pensa nas distâncias, não somente geográficas mas também culturais. Como apresentar as diferentes manifestações culturais, ligadas a uma realidade específica em cada região do país, senão através do filme documentário?”. Os filmes que produziu e fotografou na década de 1960, e os que realizou na década seguinte, como Hermeto Campeão ou Todomundo, obedecem a este impulso: percorrer mais rapidamente as distâncias culturais e geográficas do país.
festivais & prêmios
– Participou da Los Angeles International Film Exposition – Los Angeles, Califórnia – USA – 6 de julho de 1984
– Prêmio Melhor Roteiro pela Comissão de Cinema da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – 1980
– Melhor Filme Documentário – XI Jornada Brasileira de Curta-metragem – Salvador, Bahia 1982
– Melhor Roteiro no Festival de Gramado, 1982, (RS)
direção e roteiro: Thomaz Farkas
produção: Rui Pereira e Kiko Farkas
imagens: Pedro Farkas
som direto: David Pennington
montagem e composição: Junior Carone
transcrição: Walter Rogério
mixagem: José Luis Sasso
corte de negativo: Benê
música: Hermeto Pascoal
laboratório – imagem: Revela
estúdio de som: Álamo
letreiro: Tião Maria
cartaz: Kiko Farkas
músicos com Hermeto:
Carlinhos – Carlos Alberto Malta
Pernambuco – Antonio Luiz de Santana
Jovino dos Santos Neto
Marcio Villa Bahia
Itiberê Luiz Zwarg