Através dos depoimentos de um raizeiro e de uma velha rezadeira um relato cantado da cultura popular do nordeste
Em 1971, num depoimento para o crítico Alex Viany sobre os 19 filmes da série A Condição Brasileira, sobre a região Nordeste, Thomaz Farkas diz que no cinema documentário prefere aqueles filmes em que “as coisas são ditas não pelas pessoas entrevistadas mas pela construção dramática do filme”. Diz que gostaria de “embarcar no visual e no sonoro dramático, na conquista do tema pela sua natureza e essência e não pelo que se fala dele. A diferença é sutil mas básica e leva de novo o espectador a vibrar com a dramaticidade do filme do ponto de vista fílmico e não do falado”. Como fotógrafo e produtor (De raízes & rezas, de Sergio Muniz; A morte das velas no recôncavo e Feira da banana, ambos de Guido Araújo; e Trio elétrico, de Miguel Rio Branco) ou como produtor (Ensaio, de Roberto Duarte) Farkas procurou estimular a livre invenção de diferentes modos de realizar filmes documentário em que a construção dramática revela para o espectador algo além do que dizem os entrevistados.
direção e montagem: Sérgio Muniz
produção: Thomaz Farkas
argumento e roteiro: Francisco Ramalho e Sérgio Muniz
fotografia: Thomaz Farkas, Affonso Beato e Jorge Bodansky
som direto: Sidnei Paiva Lopes
laboratórios de imagem: Fotoptica e Rex/Líder
laboratório de som: Tecnisom
produtor executivo: Edgardo Pallero
diretor de produção: Sérgio Muniz